Como proceder no seu primeiro serviço contratual com o cliente?

Sabemos que esta é a dúvida de muitos que estão iniciando, até mesmo de profissionais mais experientes que ainda não procedem da forma adequada para que ambas as partes se protejam e tenham uma relação saudável durante a prestação do serviço.

Então vamos lá….

Como proceder quando você vende seu primeiro serviço a um cliente? Lembre-se que isto é tão importante para que possa evitar os cenários comuns como ” paguei mais ele não me entregou o serviço” ou “fiz o serviço, mas ele não quis me pagar”.

A Prysma Solutions está aqui para te ajudar a solucionar isto, basta seguir as seguintes etapas:

 

NDA - (“Non Disclosure Agreement”) : Termo de Sigilo

1 – NDA: Uma vez que foi feito os contatos iniciais com o cliente e houve o interesse mútuo pelo serviço. Agora é necessário aprofundar nos detalhes do projeto, para isto que serve o NDA –  (“Non Disclosure Agreement”), ou Acordo de Não Divulgação.

Também conhecido como o famoso termo de sigilo! Ele tem como objetivo estabelecer um acordo entre as partes (cliente e contratante) um acordo de sigilo sobre os detalhes do projeto a ser desenvolvido.

Deseja ter acesso a um modelo padrão de termo de sigilo ?  

TAP - Termo de Abertura do Projeto

2 – TAP: Dependendo do projeto, pode ser necessário que você crie a TAP – “Termo de Abertura do Projeto”, onde você irá especificar detalhadamente o que será o projeto, o que seja desenvolvido, como será desenvolvido e demais detalhes pertinentes.

 

Contrato

3 – Contrato: E por fim, um contrato entre as partes! Nele você firmará o vínculo de prestação de serviço “contratante x prestador” e irá estipular de forma resumida os dados de ambos, serviços, regras acordadas, formas de pagamentos e demais. 

No final do contrato, terá uma parte onde ambos irão assinar e fazer com que pelo menos 1 testemunha de cada parte assine também. Depois irão reconhecer firma em cartório ou online.

Desta forma, muitas dores de cabeças poderão ser evitadas, uma vez que tudo foi feito as claras e de forma legal. Apesar de ser mais trabalhoso e custoso, é necessário para que bons projetos avancem e boas relações se criem entre os profissionais e clientes. 

Lembre-se que é importante a emissão da nota fiscal do serviço!

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